:: Catarata
   
Olho Normal
Olho Catarata

É o nome dado a opacificação ou perda da transparência do cristalino (lente natural do olho). Com a opacificação a visão torna-se embaçada, as cores ficam pálidas ou "sem vida", o branco amarelado, as vezes piorando no sol e melhorando para perto no ínicio do processo.

Com o passar do tempo a tendência é piorar podendo levar à cegueira.

:: Causas
Mais comum é a idade.
Catarata Senil - após 50/60 anos de idade o cristalino poderá ir perdendo sua transparência. Neste caso a genética é importante.

:: Outras Causas

Doenças Sistêmicas (diabetes), uso de medicamentos (cortisona), traumas e inflamações dos olhos e até catarata do recém nascido (congênita).

:: Tratamento

É sempre cirúrgico. Não existe colírio ou remédio que evite ou cure a catarata.
Cirurgias

Técnica convencional

Extra - capsular: Ainda utilizada no Brasil por muitos cirurgiões, porém já em desuso nos EUA e em outros países, por ser mais traumática aos olhos. Nesta técnica usa-se anestesia injetável ou geral e é necessário fazer um corte de mais ou menos 10 a 11 mm para retirada da catarata e posterior implante, devendo no final ser feita sutura (pontos).
Técnica Facoemulsificação: Utiliza o Ultrassom (Laser) para remoção da catarata em microfragmentos por "aspirações". Implante de lente dobrável ou injetável por incisão pequena (apenas um furinho). Neste caso a cirurgia é feita na clínica, a anestesia é com gotas de colírio anestésico, o tempo da cirurgia é de mais ou menos 10 à 15 minutos, não leva pontos e não ocasiona dor.
Vantagens da técnica de Facoemulsificação: Anestesia tópica (Colírio) Microincisão (mais ou menos 3mm) Sem sutura Menos riscos de infecção e inflamações Recuperação rápida de 3 à 7 dias Retôrno as atividades normais no dia seguinte. Normalmente, mais de 90% dos pacientes recuperam a visão normal, que tinham antes ou até melhor pois podemos corrigir miopias, hipermetropias e astigmatismos no implante.
catarata_foto001catarata_foto002catarata_foto003catarata_foto004catarata_foto005catarata_foto006

:: Fotos - Clique em cima para ampliar

MicroIncisão
Facoemulsificação Aspirando e Fragmentando a Catarata
Implante da Lente Injetável
Implante da Lente Injetável
Abertura da Lente
Término da Cirúrgia